Minha experiência com o WordPress e Seus 15 anos de vida

Olá tudo bem?

Neste domingo comemoraremos o aniversário de 15 anos do WordPress e a comunidade espalhada pelo mundo, organizou diversos meetup.

Eu estive presente no meetup do Rio de Janeiro.

Fotos gentilmente cedidas pelo colega Marcio Araujo

Neste post quero compartilhar com você minha experiência, com o WordPress. Vou resumir, pois se for contar detalhado o artigo ficaria muito grande. Tudo começa no ano de 2015, quando crie o meu primeiro site. Naquela época eu já tinha uma boa noção de HTML & CSS, mas a minha primeira experiência com o WordPress, não foi tão positiva, eu só queria fazer um blog e acabei achando o blogger bem mais fácil.

Então em 2015, eu precisei fazer um site e não rolava ser no blogger e usei um templete pronto do WordPress. Não ficou bom, mas aprendi a mexer no WordPress.

Este ano eu também fazia curso técnico e quando comecei a trabalhar meio período na dinamiza.

Então fui conhecendo cada vez mais a fundo o WordPress.

No ano de 2016 só usava o WP no trabalho, e vi o trampo que dava cada projeto ter um tema e cada tema ter uma lógica e dependência diferentes plugins. Mas só no ano começo de 2017 que conhecia bem diversos desses Plugins de construção de páginas visuais e tive a ideia de construir um tema raiz para ser usado em qualquer projeto.

Eu até testei alguns temas que faziam isso, mas não gostei. Principalmente por que queria que ele fosse 100% integrado ao Live Composer. E foi ai que eu tive a ideia de construir o tema Pepy.

A primeira versão dele foi descontinuada, você vai entender se baixa lo lá no meu GitHub

Ainda no ano de 2017, testei o elementor e remodelei o tema. Foi um mega trampo, que está em evolução até hoje, mas depois eu escrevo sobre o Pepy, você pode saber mais sobre um pouco sobre esse tema neste artigo (Como criar um tema sem saber programar em 4 passos)

Agora no fim de maio de 2018 estou aqui escrevendo esse post e tentando resumir mesmo minha pequena experiência com o WordPress, que não se compara aos 15 anos de existência deste grandioso CMS.

Nesses 15 anos de WordPress muitas coisas aconteceram, mas vou resumir em 3 grandes anos toda essa história. 

2003

Sim tudo começou como só uma simples plataforma de blog em março de 2003 e em janeiro de 2004 a versão 1.0 estava pronta para os primeiros usuários do WordPress.

2005

Neste ano muitas coisas aconteceram, mas a principal delas foi a criação da empresa Automattic, que por si só merece um post à parte, pois essa empresa nada mais é do que a empresa que cuida do WordPress.com.

2015

Não foi só o ano que comecei a usar a plataforma como também foi o ano em que houveram mais novidades dentro da plataforma e a principal foi, a integração da API REST em seu core.

Isso tudo foi um pequeno resumo. Muita coisa ainda estar por vir e a principal delas será o WordPress 5.0

Para finalizar gostaria de saber como foi sua experiência com o WordPress, quando você começou a usar a ferramenta, o que você acha dela atualmente e o que você espera dela.

Se você ainda não usa o WordPress, esse é um bom momento, para migrar. Se quiser um panorama de seus primeiros passos continua acompanhando o blog, em breve novos vídeos no canal.

Bem é isso ai e até o próximo post.

Fechar Menu